terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Nosso Manifesto Inconstante



Querido amigo, querida amiga,

Se você vive, como nós, no planeta Terra,
certamente percebeu que certas coisas estão mudando. E muito rápido.
Você certamente percebeu que, aqui no chamado Sul do planeta, nos últimos tempos, choveu demais, fez frio e calor demais, ventou demais... e muita gente sofreu com isso, e muita gente continua e continuará sofrendo com essas mudanças. E isso não aconteceu só aqui, mas por todos os lugares, de formas diferentes...
Se você é terráqueo, como nós, você certamente sabe que muitas pessoas são pobres, muitas pessoas não tem seus direitos mais básicos respeitados, muitas são vítimas de diversas formas de violência, e muitas são as pessoas que sequer tem consciência de que a vida poderia ser diferente, e que bastaria um pequeno esforço de todos para mudar tudo isso.
Se você é pai ou mãe de um filho ou de uma filha, você certamente preocupa-se ao pensar no futuro de seu filho ou de sua filha, porque percebe que a incerteza projeta sua sombra até sobre a pessoa mais otimista. E se você é uma criança ainda, ou se já chegou na adolescência, é bem possível que esteja pensando que um dia você será pai ou mãe de uma outra criança, dando continuidade aquilo que seus pais e seus avós e seus bisavós sonharam e esforçaram-se em realizar.
Se você, amigo, amiga, terráqueos, vive em uma das muitas cidades deste planeta, certamente sabe que a cidade nem sempre é justa com todos os seus habitantes, e há os que vivem muito bem, e há os que vivem mal, e há os que sobrevivem das sobras dos que vivem bem.
E se você anda pelas ruas dessas cidades, certamente já pôde compreender que nem todos os terráqueos nascem com saúde perfeita, e muitos dos habitantes deste planeta, ou não podem andar, ou não podem ver, ou escutar, ou, simplesmente, não podem perceber e interagir com o mundo do mesmo modo como nós e você estamos acostumados a fazer.
Se você é, como acreditamos que seja, uma pessoa "humana", ou seja, um terráqueo que usa sua cabeça para pensar as coisas a sua volta, você, com certeza, já pensou que algumas coisas tem que mudar, e mudar.muito rapidamente, para que o planeta chamado Terra possa voltar a sentir-se saudável e para que as pessoas e todos os bichos e todas as plantas possam co-existir no extraordinário exercício da harmonia.
Se você, querido amigo, querida amiga, faz parte deste mundo, haverá de saber que a diferença, por mais diferentes que sejamos entre nós, é exatamente a força que nos torna iguais.
Sendo você um terráqueo como nós, temos certeza que você já andou pensando bastante nessas coisas todas, e está fazendo coisas para mudar o que está errado. Ou deseja mudar as coisas mas não sabe muito bem como começar. Ou, ainda, mesmo sentindo que algo precisa mudar, deixa a vida passar por não saber exatamente o que fazer.
Queremos ser melhores terráqueos, e acreditamos que você também.
Por isso, inclua em sua lista de presentes de Natal, uma coisinha para o planeta Terra. Para que a Terra sinta-se um pouquinho mais feliz, e para que a felicidade do Natal possa ser compartilhada por mais e mais terráqueos.
E, quanto ao Ano Novo, faça-o verdadeiramente novo! Faça de seu lugar no mundo, um lugar de mudança.
Nós aqui, sabendo que é bem difícil, queremos ser diferentes, isto é, viver na contra-mão da indiferença.

Por isso, desejamos a todos os nossos amigos e amigas um 2010 diferente de todos os outros "novos anos".
Desejamos um ano novo em que sejamos mais iguais na afirmação de nossas identidades, mais solidários, mais conscientes, mais gentis, mais criativos, mais felizes!

São os desejos dos terráqueos

Gustavo e Leandro Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário